28.2.10

aquarius



















retrospectiva | aquário Vasco da Gama

the duchess


de Saul Dibb. não é um filme incrível e muito menos o tipo de filme que veja regularmente. no entanto, interesso-me sempre por filmes onde são retratadas mulheres notáveis e/ou marcantes. ainda assim, apesar da irreverência de Georgiana para aquela época, fiquei triste de no filme essa faceta não ir mais longe, acabando no final por ser submissa. ainda assim, o filme brilha pelo guarda-roupa (pelo qual recebeu o Óscar em 09') e pela presença sempre forte e carismática de Keira Knightley (gosto muito dela).

27.2.10

fantasporto: 25.02

Wonderful Days - Kim Moon-saeng. este filme de animação sul-coreano não me fascinou particularmente. achei que houve cuidados a nível técnico, nomeadamente em relação às texturas, mas penso que lhe faltou complexidade narrativa. no entanto, não sou fã de filmes de animação, pelo que não posso dar uma opinião forte em relação a esta obra.


Fausto 5.0 - Álex Ollé, Isidro Ortiz. fotograficamente interessante e cheio de pormenores relevantes. a história não é incrível, mas é boa e sendo considerado um filme de "terror", tem passagens bastante divertidas. é importante registar aqui uma linha ténue entre realidade e ficção, que vai diminuindo ao longo do filme.

não fui ao Fantasporto dos outros anos, mas a julgar pela programação, parece-me que o cinema de teor fantástico e de terror tem vindo a diminuir. não me queixo, nem sou fã de filmes de terror, mas acho importante que se mantenha uma identidade. ainda assim, aprecio o facto de fazerem uma retrospectiva de cinema francês.

26.2.10

shutter island


de Martin Scorsese. fui vê-lo ontem, no dia de estreia. já há algum tempo que não ia ao cinema e escolhi-o por ser de um realizador que admiro muito. saí da sala sem saber o que dizer, até mesmo sem saber o que pensar. neste momento, sinto que ainda o estou a digerir. no entanto, posso dizer que tem uma história suficientemente interessante e complexa para nos manter agarrados ao ecrã até ao fim. a ambiguidade parece estar sempre por perto e falo por mim, fiquei até mesmo ao final do filme ainda a acreditar que era possível um outro fecho para tudo aquilo - tal significa, a meu ver, que é uma narrativa muito funcional dentro do género de filme. parece-me que DiCaprio, desde que se tornou o novo "muso" de Scorsese, tem vindo a melhorar de filme para filme. uma coisa que me fez "comichão" foram os (alguns) planos em que o céu mais parecia um cenário de estúdio. na altura fiquei chateada com aquilo, mas agora coloco a hipótese de ter sido propositado, acabando por fazer sentido na narrativa. verificam-se também, ao longo do filme, alguns erros de racord. estes dois aspectos "negativos" não foram esquecidos, mas reforço que poderão até fazer sentido, tendo em conta que o filme é por si só uma constante loucura. digo isto porque tudo o resto me parece muito bem feito, ao pormenor. chego à conclusão de que gostei do filme, mas ainda assim acho que alguns outros aspectos merecem uma reflexão mais profunda da minha parte.

clockers


de Spike Lee. este é o primeiro filme que vejo dele. não fiquei fã. apreciei o forte apelo e abordagem aos problemas sociais, mas não houve ali mais nada que me entusiasmasse.

24.2.10

here i go again.

youth without youth


de Francis Ford Coppola. não sabia o que esperar, apesar de gostar de Coppola, mas não gostei do filme. apesar da dimensão dada à importância das linguagens e das próprias linguas, achei o filme mirabolante. não só por envolver alguma fantasia, mas também porque determinadas situações não me pareceram articuladas de forma interessante. resumindo, não foi de encontro a nada que me (co)movesse particularmente.

23.2.10

cellphone's dead

granizo + trovoada
estou tal e qual o tempo que se faz sentir.

22.2.10

valmont

de Milos Forman. "olha, mais um filme de época!". a verdade é que me diverti imenso com aquelas trapalhadas todas, que nunca tinha visto num filme deste género. fiquei com curiosidade por este realizador (que desconhecia,confesso), visto que tem uma filmografia bastante versátil (e aparentemente interessante).
way, way down inside, I'm gonna give you my love, i'm gonna give you every inch of my love.

21.2.10

no country for old man


de Joel e Ethan Coen. já tinha ouvido que o filme era bom a nível fotográfico, nada mais. mas depois de o ver percebi que era muito mais do que isso. gostei de tudo, está incrível! fiquei colada ao ecrã naquelas 2horas e senti como se lá estivesse.

20.2.10

morning & fog



descoberta | vista de Oeiras

kissabillity

You're driving me crazy, I feel so sick
You're driving me crazy, give us a kiss

Look into my eyes, don't you trust me
You're so soft, you make me hard

You've got kissability
You sigh hard, don't you wanna

19.2.10

burn after reading

de Joel & Ethan Coen. já há algum tempo que o queria ver. de facto gostei muito, as personagens estão muito bem trabalhadas e o humor negro que está presente ao longo do filme agrada-me particularmente.

what a waste

18.2.10

aprendi a gostar da incerteza.
mas hoje não, hoje não serve.
hoje é dia de expectativas zero.

tu ne viendras pas ce soir

17.2.10

Carnaval 10'
























uma grande noite, para mais tarde recordar :)!