2.3.10

fantasporto: 01.03

Hierro - Gabe Ibáñez
achei a fotografia deste filme bastante perto do brilhante. as dimensões psicológicas criadas tornaram-se extremamente belas, mesmo com o terror que lhe estava associado. o filme peca pelos clichés sonoros, que por não serem novidade, já não fizeram os espectadores saltar da cadeira. não me agradou também a dinâmica do filme, houve alturas em que senti uma certa latência. as cenas finais eram também dispensáveis, pelo motivo de que não acrescentaram nada de novo ao que já todos tinham percebido. nota-se um acrescento dramático para-o-americanizado, principalmente através da banda sonora. ainda assim, apesar dos aspectos positivos e negativos, ficou-me no olho aquelas imagens, muitas delas de uma beleza incrível. possui também uma boa história, que quanto a mim traz alguns apontamentos que nunca tinha visto/imaginado antes.

Hiroshima Mon Amour - Alain Resnais. foi a segunda vez que a vi e desta feita em ecrã, o que é muuuuito melhor. da primeira vez que o vi (talvez por ter sido quase por obrigação), não lhe dei o merecido valor, chegou a entediar-me. desta vez foi agradável sentir toda aquela poesia e principalmente, chegar ao filme. para quem viu o filme, devo dizer que, ainda assim, a minha parte predilecta é a inicial, em que surgem várias imagens da catástrofe que ocorreu em Hiroshima: as palavras proferidas, em conjunto com os fotogramas, conseguiram um efeito muito intenso (e raro) em mim. compreendi também que o meu nível de alcance das cenas estava bem mais à frente (talvez seja isto a maturidade, não sei) e é sem dúvida gratificante perceber isso. quanto a mim, um filme obrigatório por quem se interessa pela História do Cinema. no entanto, tenho dois reparos a fazer: um é a dobragem, que torna certas reacções bastante forçadas; outro é a duração de certas cenas - há alturas em que me parece desnecessário (e até inglório) tanto diálogo, que muitas vezes acaba por voltar ao ponto inicial. ainda assim, a não perder mesmo!

2 comentários:

nhamii disse...

obrigada (: já me disseste muito. e hoje estive com a psicóloga da escola e ela ligou para a directora do curso e ela mandoume um mail com as instruções todas para me inscrever no pré-requisito e prova modelo e mais não sei quê. não sabia era que ia ter que pagar 60€ para fazer a prova -__-" mas pronto... ela diz que no geral as provas correm bem e tu também disseste que era fácil por isso não me preocupo muito, logo se vê.

só tinha mais uma coisinha para te pedir, isto nada a ver com o pré requisito. não me podes sugerir 3 ou 4 filmes que sejam bastante bons no que toca a fotografia? :b preciso de ver coisas bonitas e nem feitas x)

obrigada mais uma vez (:

Anónimo disse...

Não creio que seja falta de maturidade, pois é de facto um filme "parado" a nível da acção e por isso toda a intensidade reside nos diálogos, nas expressões faciais ou em determinadas cenas.

Como a cena em que ela coloca o caixote de lixo na rua e olha para todas as outras casas, e vê uma cópia exacta da sua casa; da sua estrutura familiar e da sua rotina diária. É nesse preciso momento em que ela se apercebe que vive dentro duma redoma de vidro, que a obriga a uma vida monótona e socialmente aceitável.

Todos os anos lamento não puder participar neste brilhante projecto cinematográfico, que é o Fantasporto.

Quanto ao filme Hiroshima Mon Amour, concordo contigo em relação aos diálogos, por vezes frases curtas, mas emotivas podem ter um maior impacto nos espectadores, do que propriamente grandes diálogos.

Eu é que agradeço pela criação deste blog, a nível de cinema e mesmo de fotografia serviu de orientação para novas descobertas.