7.11.09

the cabinet of Dr. Caligari


de Robert Wiene. tive a oportunidade de visionar esta película em forma de filme-concerto e acho que se assim não fosse, teria adormecido. os filmes mudos são muito interessantes, mas tem uma dose de teatralidade exagerada e alguns enredos entediantes; por isso mesmo, porque os actores só se podiam exprimir através da linguagem corporal. fiquei abismada com os cenários, muito à frente mesmo (chegaram-me a lembrar Tim Burton).. e a narrativa é mesmo muito interessante, os filmes de terror antigos têm muito mais piada do que os que se fazem agora, pelo menos na minha opinião. é um filme de referência!

vi também mais curtas-metragens da Agnés Varda (no âmbito do IRI) e só digo que tenho muita pena de não a ter "descoberto" antes.. demonstra-nos uma vida preenchida e uma alma singular no seu todo. aconselho a todos vivamente :] fica aqui uma das curtas pela qual me apaixonei, com Anna Karina e Godard:

1 comentário:

Mafalda disse...

A curta está bastante bem conseguida! Gostei muito :)
A película, desconhecia!