2.9.10

IЯЯƎVƎЯSIBLƎ

de Gaspar Noé. lembro-me de o ter visto há alguns anos atrás, provavelmente pouco tempo depois de estrear. sei que na altura tive que tirar o som da televisão na cena da violação e fechar os olhos na cena da botija, não gostei muito. desta vez é claro que apreciei tudo de uma outra forma e apesar de ter alguns aspectos chocantes, vai muito além disso. li algumas opiniões que me deixaram desiludida, pois denotam uma falta de sensibilidade cinematográfica sem limites. a câmara é agonizante sim, a forma como é filmado, com constantes movimentos ou então longos planos é mesmo assim, é o grande transporte para a realidade que muitas pessoas não querem aceitar, custa a ver. mesmo o próprio som, funciona ali por forma a criar um efeito muito especial. a narrativa ao revés interessou-me muito, pois a cena a seguir seria a resposta para o que tínhamos questionado anteriormente. eu gostei muito, acho que o filme está muito bem conseguido por isso mesmo. mesmo graficamente, o genérico e o final estão poderosos. depois, em relação à parte sentimental a Belluci e o Cassel trataram de me trazer memórias muito boas e que tanto me custam relembrar; mas é bonito de se ver! resumindo e concluindo, mais um que aconselho. pode-se tornar difícil de ver, mas vale a pena pelo conjunto e para ir mais além.

Sem comentários: