9.1.10

John Cassavetes


ontem em análise de filmes vimos um documentário sobre ele e confesso que me apaixonei. não é um cineasta formidável, mas é bem provável que tenha sido o maior director de actores da história do cinema. o seu método era diferente de todos os outros, porque o seu objectivo era não forçar nunca o actor, mas sim fazê-lo entranhar-se na personagem através do seu próprio eu; funcionavam também muito por improviso e planos de sequência, o que me interessou bastante. no documentário referiram vários dos seus filmes, mais uma vez aconselho todos as verem, com destaque para A Woman Under the Influence e Faces. senti este homem como um grande humanista e é incrível (e invejável) também a sua história de amor com Gena Rowlands.

2 comentários:

Anónimo disse...

Na minha aula de Iluminação na quinta feira tivemos uma semi discussao acerca de uma problematica que deixa a pensar, ha um senhor (que eu agora não me lembro do nome) que defendia que os actores tinham de sentir o que estavam a fazer e havia outro senhor que defendia que os actores tinham de nos fazer acreditar que aquilo era realmente o que estavam a sentir. E o professor até nos deu o exemplo do making of de um filme em que ia haver uma cena em que dois actores tinham de correr e simular cansaço, então 10 min antes das gravaçoes um deles começou a correr de um lado para o outro para se cansar na realidade e o outro concentrou-se apenas e no fim, qual deles representou melhor?

Lembrei me x) **

amor-technicolor disse...

só para te deixar um beijinho Rita.ando por estes lados por agora e vou te seguir.eheh;)
*beijinho