8.7.09

Filmlist dos últimos dias:

Inland Empire de David Lynch
Perfume - The Story of a Murderer de Tom Tykwer
Tropa de Elite de José Padilha
Girl with a Pearl Earring de Peter Webber
Bobby de Emilio Estevez


Não gostei muito do filme do Lynch. Para já não vi seguido (tem quase 3h), o que pode ter sido um erro, já que quando fui ver o resto, o interesse já não foi o mesmo. De qualquer forma, não gostei da montagem do filme em si, independentemente do facto da história ser pouco clara. Aliás pelo que me têm dito, a maioria dos filmes dele são mesmo assim, meios non-sense; até gosto disso, algo que dê azo a várias interpretações, mas de facto não gostei do filme em termos de imagem, parecia mais um Big Brother ou coisa assim. Afeiçoo-me com facilidade a filmes tipo Blue Velvet, já que falo em David Lynch.
O Perfume está lindíssimo em termos de imagem, achei que nunca tinha visto nada do género, principalmente nas cenas nocturnas. Surpreendeu-me pela positiva. A história é interessante e de uma grande sensibilidade, há muito que o queria ver. Tenho ainda que ler o livro do Patrick Suskind, que foi o suporte de feitura deste filme. É curioso, já queria ler o livro há muito, porque segundo um artigo que li há uns anos, uma música dos Nirvana, chamada Scentless Apprentice, foi também inspirada no livro. É agora ainda maior a minha vontade de o ler. E depois admito que adoro filmes de época: aquelas roupas, aquelas paisagens e todo aquele espírito envolvente (menos as condenações à forca ahahah.)
O Tropa de Elite. Gostei, a história tem sumo. No entanto, acho que estava à espera de um filme com a qualidade do Cidade de Deus, por isso ficou áquem das espectativas. Uma boa interpretação do Wagner Moura, nunca o tinha visto em cinema.
Girl with a Pearl Earring: mais uma vez, um filme de época. A Scarlett vestiu aquela personagem como uma luva, diria. Boa envolvência artística e bonita captação de ambientes. Só achei que o fim não foi o mais correcto, a meu ver teria feito mais sentido seguir um pouco mais a vida dela, o que ia fazer, etc.
Bobby é um filme com a sua carga política, mas sem exagero. Se assim não o fosse, acho que não gostava. O filme retrata as vidas de 22 pessoas que se cruzaram na noite da morte de RFK, tornando o filme muito humano. Há imagens de arquivo da campanha, em contraste com as filmagens em si, mas penso que tudo funciona de uma forma interessante. Isto porque tenho apreciado esta "nova vaga" de filmes com teor político, como são Frost/Nixon e Milk. Enfim, é um pouco idiota, mas sendo filmes que retratam situações dos anos 60, apaixono-me imediatamente pelas cores, pelas roupas, pelos cabelos.

Vi ainda esta madrugada Coco Chanel. Não vi desde o início, mas parece-me ser uma mini-série, ou seja, hoje quero ver também! para quem quiser ver, foi na rtp1. Estou com muita curiosidade de ver o Coco avant Chanel.

8 comentários:

Inês Sousa disse...

perfume é realmente um filme espectacular!
também estou mesmo curiosa para ver coco avant chanel :)

Anónimo disse...

Desses todos só vi o Perfume e gostei :)
Durante um momento de zapping, também passei pela rtp1 também que estava a dar Coco Chanel ;p

ph disse...

Essa disponibilidade para ver filmes e mais filmes, aponta para férias.
Vou amanha envereadar por semelhante caminho do teu. :)
Alguma sugestao?

Inês disse...

Aqui em Braga, o Coco avant Chanel não estreou. E eu estava mesmo mortinha por ver. Vou ter de ir aí ao Porto :}

caroline disse...

perfume, é sem dúvida dos melhores filmes que já li. o mesmo digo do livro *-*

sara peixoto disse...

tenho planeado para estes dias o bizarro "eraserhead" do lynch! parece ser um óptimo filme!

e também estou super curiosa por ver o coco avant chanel...vi o trailer e o papel da audrey tautou parece ser fabuloso(como sempre!)

beijinhooo*

andzcobain disse...

o perfume e dos meus filmes preferidos :P

ph disse...

Depois da tua sugestão, acabei por ver Anjos e Demónios, por força de um pirralho :)
Preferia ter lido o livro (prefiro sempre), mas gostei bastante. Já viste?
Mas também te digo, vou pedir transferência para o teu curso. No lugar de interpretar códigos civis, constituições da republica e leis da administração publica, tenho que ver filmes! :D
Brincadeirinha Ape ;)